

Nasci em Portel, num frio dia de Novembro, lá pelas 16h15m da tarde. Cresci rodeada de liberdade, de bons programas e bons livros. Podia brincar na rua sem os perigos que hoje existem. Não havia telemóveis, mas um bom grito fazia-nos ir para casa a horas de jantar.
Cresci. Tornei-me mulher. No meio tive que me decidir nos vários cursos que a Universidade nos oferece qual era o mais indicado para mim. Escolhi. Sim, porque a vida é feita de escolhas. Como gosto de estar ligada a livros continuei a estudar e desta vez fiz um mestrado. Como me preocupo com o bem estar de crianças escolhi um que pudesse dar apoio a quem não o tem, seja porque tem dificuldades cognitivas, seja porque sabe mais do que a maioria das crianças e de alguns adultos. O que importa nesses casos é saber incluí-los em sala de aula e dar-lhe o carinho que elas merecem.
Dinamizei bibliotecas escolares, o que me aguçou ainda mais o interesse pela leitura. Fui mediadora da leitura... Meu Deus é um mundo trabalhar com crianças e jovens e é um mundo trabalhar com adultos.
Fui mãe. A melhor coisa que já me aconteceu. Não há amor maior. É amor para a vida toda. Com ela tenho aprendido tantas coisas e feito outras tantas. Viagens, aprendizagem no exterior, beber a cultura que nos rodeia. A minha filha adora. E eu faço questão de o fazer.
Casei. Torná-mo-nos uma família. Uma família de três. Uma família igual a tantas outras, que aprende diariamente a ser família.
Como sou uma professora, desempregada, comecei a pensar em reinventar-me e tornei-me adepta da palavra resiliência (é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas)... Ai amigas, quem é professor/a, contratado, nesta vidinha sabe bem o significado da palavra resiliência. Comecei então uma nova etapa. Iniciei a difícil, e escrevam difícil nisso, e não é de todo o escrever... se é que me faço entender, etapa de editar os manuscritos que escrevo e transformá-los em livros. Já lá vão dois "O Maravilhoso Mundo de Brigit (1º Livro)" e "João e Maria".
Para dar conhecimento de algum do trabalho que desenvolvo criei este blog, onde não só menciono o trabalho que faço, como as viagens que podem fazer em família e outros entretenimentos. Isto porque todos somos seres que amam aprender, conhecer e divulgar.
Ana Fernandes